sábado, 27 de junho de 2009

Gripe Suína

Olá Pessoal,
Vou postar uma matéria sobre a gripe suína. Uma gripe que está preocupando muita gente. Aí vai...

Até sexta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou 522 casos da nova gripe no país. O crescimento no número de pacientes tem deixado muita gente preocupada. Em Minas Gerais, uma central telefônica ajuda a tirar dúvidas sobre a doença, que tem sintomas muito parecidos com os da gripe comum.
São mais de cem ligações por dia no plantão montado pela Secretaria de Saúde do estado. "A gente diferencia se a pessoa está vindo de uma área afetada ou se teve contato direto com alguém que é um caso suspeito ou confirmado", diz a atendente Sabrina Ribeiro Chagas. O telefone, segundo o site da secretaria, é 0800-283-2255.

A preocupação com a doença fez uma escola particular de Belo Horizonte suspender a festa junina, prevista para esse sábado (27). Em reunião com diretores das unidades de ensino, autoridades de Saúde da capital mineira disseram que medidas como essa só devem ser adotadas se houver casos suspeitos ou confirmados da gripe suína.
O Ministério da Saúde anunciou uma nova estratégia para combater a doença: vai restringir o uso de remédios apenas aos casos suspeitos que apresentem piora do quadro clínico ou que estejam nos chamados grupos de risco (principalmente idosos e crianças de até 2 anos de idade).

"O vírus é extremamente mutável, e como acontece com outros micro-organismos, ele também pode desenvolver resistência. Então, a gente deve evitar expor o vírus ao medicamento de forma desnecessária", diz o infectologista Vandak Nobre.

Fico por aqui. Até a próxima!

5 comentários:

Anônimo disse...

Jô,
eu também estou bem preocupada com isso, cidades vizinhas já estão uma com 5 casos, e outra com 4 e agoraatrade chegaram vários agentinos paraparticiparem de uma prova de velas, nem sai de casa hoje, rs...
Me preocupo pacas com isso, o estranho é que já fizeram o primeiro lote da vacina e o Brasil não comprou ainda, porque será? Éclaro, ganhamos dinheiro com isso né? Que horror, viu?
Beijos e lindo domingão

kilder disse...

essa gripe está um problema, aqui na minha cidade são 7 casos....mole??? bom, agradeço pela visita ao blog e pelo comentario!!!! boa semana;

Renata Peixoto disse...

Oi Joéliton! Obrigada pela visita...já estou te acompanhando também! Volto para ler com mais calma seus posts!
Um abraço

Fernanda Rocha Mesquita disse...

estou orgulhosa de ti, por te preocupares com as coisas serias da vida. gostei. boa semana. beijos

Blog Dri Viaro disse...

Bom dia, hoje estou na correria básica de segunda por isso só passei rapidinho pra desejar uma semana abençoada

bjssss