sábado, 7 de novembro de 2009

Combatendo o Trabalho Infantil

Olá pessoal,
Eu já estava morrendo de saudades. Fiquei um tempo off porque eu precisava descansar um pouco, colocar minhas idéias em ordens, mas aqui estou eu, recuperado e cheio de vida novamente. Hoje vou começar com um texto que eu fiz sobre o Trabalho Infantil.


O Brasil, hoje, está com mais da metade da população localizada abaixo da linha de pobreza. Por causa disso, crianças e adolescentes entram antes do tempo no mercado de trabalho para completar a renda familiar.
A lei brasileira determina claramente que não se deve colocar menores de dezesseis anos de idade para trabalhar. Muitas crianças levam uma vida severa no trabalho das casas de farinha, nas lavouras e no corte de cana. Muitas tem que controlar ferramentas cortantes, arriscando a própria vida. Passam o dia trabalhando, isso tira suas forças e as deixam sem tempo para estudar.
A entrada prematura de crianças e adolescentes no mercado de trabalho pode prejudicar o desenvolvimento mental e também prejudicar a saúde. É importante deixar os menores cientes do direito à liberdade e escolha. Pois muitos são vítimas da exploração por falta de conhecimento.
O trabalho infantil deve ser combatido, pois com o tempo haverá um grande número de adultos sem uma formação profissional. Isso aumentará o número de trabalhadores desempregados no futuro. É possível combater esse problema com a criação de programas que agem com mais seriedade, combatendo essa exploração que provoca dor e sofrimento nas crianças e adolescentes do nosso Brasil.

3 comentários:

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Parabens pelo texto... mesmo. Tambem tinha saudades tuas, mas andei afastada por uns tempos. Fico realmente feliz ao sentir que este tipo de problemas nao passa despercebido a um jovem, como tu. Vou publicar no VIVER E SENTIR ( com muito orgulho ). Bom fim de semana.

Pelos caminhos da vida. disse...

Ótimo texto amigo.

O governo precisa se conscientizar disso e procurar melhorias e tirar as crianças desses serviços que são para adultos,dando a elas uma vida mais digna,comida,saúde,escola,lazer.
Toda criança tem o direito de brincar e ser feliz.

Senti sua falta.

Ótimo fim de semana amigo.

beijooo.

Eduardo Mesquita disse...

O trabalho infantil é uma realidade preocupante quando existem leis em todo o mundo contra a exploração de menores.
Este texto escrito por um jovem põe a nu a hipocrisia de todos aqueles que fazem as leis mas que são incapazes de as fazer cumprir. Este texto não só desvenda uma situação como revela as consequências que daí poderão advir.
Muitos parabens Joeliton.
Eduardo.