quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aprenda com o erro

Uma coisa que chama a atenção, nesses dias, é a falta de sinceridade. Impressionante como as pessoas agem de má fé, traindo a si mesmo para ter algo na vida. Um erro fatal, para mim, é uma traição de uma pessoa próxima. Um amigo, por exemplo. Muitas coisas consigo perdoar, agora traição, não. O desejo do meu coração é que isso mude. Que as pessoas mudem. Que sejam melhores, fiéis e verdadeiras. Sei que isso está pra lá de possível, só que eu tenho muita fé dentro de mim. Fé de que um dia tudo mudará. Fé de que em um belo dia as pessoas acordarão para a realidade e viverão dias intensos de pura amizade e honestidade.
Aprendi muito, por esses dias, a ter fé. Colocar a fé em ação faz toda a diferença. Por mais que muitos olhem e digam que não, eu olho e digo que sim. Acredito que as coisas irão melhorar. Acredito que dias melhores virão para aqueles que praticam o bem. Pode ser que demore, eu não sei. Mas um dia acontecerá e me alegrarei muito com este dia. Chega de traição, falsidade, mentira. Está na hora de cada um encarar e viver a vida. Assumindo seus erros, medos, dúvidas. E principalmente, não ter medo de errar. Como todos estão cansados de saber, errar é humano. Só que persistir no erro é tolice. Por isso opte por mudar suas atitudes. Tente errar menos e acertar mais, e se errar aprenda com o erro e procure mudar de estratégia, na tentativa de não cair novamente no mesmo erro.
Tenho uma boa dica: Aprenda com o erro dos outros. É tão mais fácil você ver o erro do próximo e tirar uma lição pra você. Eu tiro o meu chapéu para pessoas que conseguem fazer isso. Eu faço isso. Erro muito, claro, só que aprendo, tanto com o meu quanto com o do próximo. Analiso muito o que levou a tal pessoa a errar e pricipalmente vejo o prejuízo que o erro causou. Após a análise, me coloco no lugar da pessoa e tento imaginar como me sentiria. Conclusão: Aprendo com o erro. Digo para mim mesmo que não quero cometê-lo, pois já sei o quanto me prejudicará.
Não sou melhor que ninguém para ficar dando conselhos. Só tenho a humildade de tentar ajudar da melhor forma possível, usando minha escrita. Sempre gosto de compartilhar o que aprendo e sei que sempre há alguém precisando disso. Se esse texto está servindo pra você, procure refletir sobre sua vida. Pare um pouco pra analisar, ver no que está errando. Tente melhorar suas atitudes e pensamentos. Tenho certeza que se sentirá melhor, bem melhor.


2 comentários:

Fernanda M. Mesquita disse...

Acreditar nos ajuda a vencer. partilhar e incentivar os outros a terem coragem de serem leais com eles e com a vida ajudamos muitos a serem vencedores. isto nao è tentar ser melhor do que os outros, è viver atento ao semelhante e sentir que temos a capacidade de dar afeto e que usamos essa capacidade
beijinhos
fernanda

Larissa Lins disse...

Adoro seus conselhos! São sempre úteis quando quem os lê está disposto a seguir. Então continue escrevendo. Alguém pode precisar deles.

E me lembrei do Augusto Cury, que diz que mais sábio do que aprender com os próprios erros, é aprender observando os erros dos outros.